São Mateus - ES

Aluna da Matemática ganha prêmio na Jornada de Iniciação Científica da UFES

A aluna Laisa Karoline Müller do curso de Bacharelado em Matemática UFES/São Mateus foi premiada, neste mês de outubro, na Jornada de Iniciação Científica da UFES pelo melhor trabalho da Ciências Exatas de toda a UFES. Ela foi orientada pelo professor Isaac Pinheiro dos Santos, do Departamento de Matemática Aplicada, UFES São Mateus.

Cariacica terá primeiro Centro de Pesquisas do Estado

O novo espaço visa contribuir com o desenvolvimento do Espírito Santo por meio de pesquisas e projetos em áreas estratégicas

Brasil é centro de excelência na pesquisa da matemática avançada

Com a confirmação de sediar a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) em 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) em 2018, o Brasil já é considerado um centro de excelência na pesquisa matemática mundial.

Para o diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho, a escolha do País para sediar esses eventos, assim como a medalha Fields concedida a Artur Ávila este mês, no ICM em Seul, são um reconhecimento da importância que o Brasil alcançou como produtor de matemática.

Brasileiro Clóvis Congaza ganha prêmio internacional na área de Otimização

O brasileiro e professor da UFSC, Clóvis C. Congaza, foi premiado neste ano por um instituto que reúne profissionais do mundo todo na área de pesquisa operacional, o "The Institute for Operations Research and the Management Sciences (INFORMS)", pelo seus trabalhos em Otimização.

Veja a notícia completa em https://www.informs.org/Community/Optimization-Society/Optimization-Soci... (em inglês)

Semana da Matemática 2014 terá atividades voltadas à Matemática Aplicada

Desde 2012, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) organiza, em São Mateus, a Semana da Matemática. Neste ano, o evento ocorrerá entre os dias 23 e 26 de setembro, no campus da UFES em São Mateus, e contará com palestras sobre: educação; as relações entre matemática e música; a matemática aplicada na indústria; além de mesas redondas e minicursos. O evento é voltado a professores e estudantes da rede de ensino básico da região, estudantes de graduação e profissionais que lidam com matemática.

Conversa com o Prof. Valmecir Bayer sobre mestrado em matemática

O Prof. Valmecir Bayer, do mestrado em matemática da UFES, Vitória, estará na Semana da Matemática para falar do programa de pós-graduação aos alunos. Trata-se de um mestrado que alunos do curso podem fazer.

A palestra/conversa será na quinta-feira, dia 25/09, as 19:30h na sala 16.

Todas as atividades da semana são interessantes. Aproveitamos para destacar algumas ligadas à matemática aplicada:

Brasileiro ganha Medalha Fields, conhecida como o "Nobel da Matemática"

O matemático brasileiro de 35 anos Artur Ávila ganhou nesta terça-feira (12/08) a Medalha Fields, prêmio conhecido como o "Nobel da Matemeática". Veja a repercussão na mídia:

Folha: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/08/1499290-brasileiro-ganha-a-...

Congresso terá minisimpósio sobre "Matemática Industrial"

O XXXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - CNMAC 2014 -, que ocorrerá entre os dias 08 e 12 de setembro na cidade de Natal/RN, terá um minisimpósio sobre "Matemática Industrial". O momento será composto por apresentações de trabalhos, seguido por discussão da matemática industrial no Brasil (confira em http://cnmac.com.br/node/1146).

Tal evento representa mais um passo no desenvolvimento e consolidação da matemática no Brasil, aplicada ao setor industrial.

Francês sem Fronteiras oferece curso on line gratuito e a distância

A Secretaria de Relações Internacionais, em parceria com o Programa Francês sem Fronteiras, está disponibilizando o portal "Estudar em Francofonia" (https://csf-francophonie.auf.org/pt/). Trata-se de uma plataforma de estudos a distância (on-line) na qual o aluno pode se inscrever para cursar módulos de autoaprendizagem em língua francesa para objetivos universitários.

Horários das Monitorias 2014/1

Seguem anexos os horários das monitorias para 2014/1.

Devido à greve dos técnicos, a biblioteca pode não abrir. Contacte o coordenador da monitoria desejada para informar-se qual o local dos atendimentos.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900