-A A +A
São Mateus - ES

Outros componentes do currículo

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Matemática Industrial é um trabalho que será realizado pelo aluno sob orientação de um professor cujo produto final é uma monografia versando sobre temas da Matemática Industrial. Este trabalho deverá ser desenvolvido no 7º e 8º períodos do curso. No 7º período, o aluno deverá estar matriculado na disciplina Matemática Industrial e no 8º período, na disciplina TCC, ambas com carga horária de 60 (sessenta) horas. Na disciplina Matemática Industrial, o aluno desenvolverá seu pré-projeto, e na disciplina TCC, o projeto será executado e concluído com a elaboração de uma monografia, a qual deverá ser defendida pelo aluno.

A disciplina Matemática Industrial é concebida com intuito de instruir ao aluno sobre projetos de matemática industrial culminando na produção de um pré-projeto construído pelo aluno como apoio do professor da disciplina e de seu orientador na execução do projeto e na elaboração da monografia, o orientador do TCC. Espera-se que na monografia o aluno possa efetivamente estabelecer os elos de ligação entre experiências práticas e os conteúdos teóricos ministrado nas disciplinas e eventualmente em cursos de extensão.

Estágio Supervisionado

O estágio supervisionado curricular do curso de Matemática Industrial é realizado no último período do curso, com carga horária de 240 horas.

A ideia é ser realizado em empresas sob a orientação de um professor de um dos departamentos envolvidos no curso ou desenvolvimento e apresentação de tópicos de Iniciação Científica em Matemática Aplicada em forma de seminário para a comunidade acadêmica.

Atividades Complementares

As atividades complementares são práticas acadêmicas que têm a finalidade de reforçar e complementar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Trata-se de atividades enriquecedoras e formadoras do próprio perfil do aluno, visando seu crescimento intelectual, especialmente, nas relações com o mundo do trabalho, nas ações de pesquisa e nas ações de extensão junto à comunidade.

Trabalhos específicos considerados como atividades complementares

As Atividades Complementares organizam-se em três grupos:

  1. Atividades de Ensino: Disciplinas oferecidas por outros cursos de graduação da UFES; disciplinas de cursos de pós-graduação; monitoria em disciplinas específicas do curso; participação em projetos acadêmicos de ensino.
  2. Atividades de Pesquisa: Participação em projetos de iniciação científica; trabalhos publicados em revistas e periódicos; trabalhos apresentados e publicados em anais.
  3. Atividades de Extensão: Participação em cursos / programas de extensão; participação em eventos diversos, tais como: seminários, simpósios, congressos, conferências, encontros, palestras, oficinas, visitas técnicas, etc; estágio curricular voluntário desenvolvido com base em convênios.

Carga horária mínima de Atividades Complementares

O estudante deverá cumprir, no mínimo, um total de 200 horas de atividades acadêmico-científico-cultural, que neste projeto serão distribuídas ao longo do curso.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900