São Mateus - ES

Cariacica terá primeiro Centro de Pesquisas do Estado

O novo espaço visa contribuir com o desenvolvimento do Espírito Santo por meio de pesquisas e projetos em áreas estratégicas

Um espaço composto por laboratórios equipados com tecnologia de ponta onde poderão ser feitas pesquisas e projetos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo. Este é o objetivo do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID) que será instalado no morro da Companhia Vale do Rio Doce, em Cariacica. A ordem de serviço para a construção do prédio foi assinada no dia 26 de março, pelo governador Renato Casagrande.

Com um investimento de mais de R$ 22 milhões, o Centro é fruto de uma parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep; o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema); o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

“O CPID é o primeiro centro de pesquisa do Estado e irá proporcionar um diálogo entre diversos setores como academia e empresariado. É uma conquista que deve ser comemorada, pois há muito tempo lutamos para implantação desse Centro, acrescentou agradecendo todos os envolvidos”, destaca o secretário da Sectti, Jadir Péla.

O novo espaço visa propiciar a melhoria de produtos e processos para aumentar a competitividade do setor produtivo, além de estreitar a relação de pesquisadores do Estado com outros do país e do exterior. Para o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, este projeto é de extrema importância para o município. “Eu não acredito no desenvolvimento sem o conhecimento científico. Hoje posso dizer que me sinto privilegiado por ter tido a oportunidade de ajudar esse tão grandioso e importante projeto”.

Fonte: Revista ES Brasil (http://www.revistaesbrasil.com.br/index.php/noticias/fatos/item/6171-car...)

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900